Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Decisões...

Bom, pra começar, um pouco de contexto:

Eu e Michelle somos músicos e professores de música, atuantes em Brasília-DF. Estamos nos formando em Licenciatura em Música/Educação Artística pela UnB. Ou seja, caso nos apliquemos à Imigração agora, o faríamos com escolaridade de ensino médio, e alterando para nível superior no meio do processo.

Optamos pela imigração ao Canadá em grande parte pelo reconhecimento (ou falta dele) para com a nossa área de atuação aqui no Brasil.ter que recorrer a concursos públicos para se manter e, ainda assim, sofrer discriminação de toda a sociedade por sermos músicos foi o que mais nos motivou a procurar uma vida melhor fora do país. Adicionando a corrupção, a falta de estrutura, os impostos abusivos e governo demagógico que não está nem aí para seus cidadãos, a decisão de ir embora veio fácil.

Com a nossa formação, só nos restaram duas opções para imigrar: fazer um Mestrado fora ou nos aplicar à imigração direta pela modalidade self-employed. E essa é a decisão que atualmente temos que tomar.

Por um lado, fazer um mestrado fora não só nos qualificaria mais ainda em nossa área de formação, como facilitaria consideravelmente a imigração. Após concluir o curso, podemos ingressar com um pedido de Work Permit e, daí, com a residência permanente pela experiência de estudos e trabalhos no Canadá. É praticamente certo, se não fossem claro os altos custos de se estudar fora e a escassez de bolsas nessa área.

A outra alternativa seria o processo self-employed. Com ele podemos submeter nossa experiência atual e rezar pelo deferimento. A vantagem é que os custos desse processo não são substanciais (comparado aos do Mestrado), porém é um processo demorado (2 a 3 anos, em média). Passaríamos esse tempo aqui no Brasil, juntando economias. E, claro, há a possibilidade grande de os vistos serem negados!

Enfim, está é a nossa situação atual. Vamos pesar as opções e, com muita perseverança e um pouco de sorte, estaremos no Canadá dentro de alguns anos!

3 comentários:

  1. Olá!
    também somos de Brasília e estamos começando a nos preparar pra imigrar pro Canadá, isso inclui juntar a grana que eles exigem.. IELTS.. traduções..

    https://coxinharesfriada.wordpress.com/

    Enfim, estamos ainda na estaca zero :)

    Boa sorte pra vocês nessa jornada!!! e quem sabe daqui 2/3 anos nós encontramos por lá!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Também estamos no início do processo de imigração, como vocês, e procuramos pessoas pra trocar experiências, principalmente, sobre o visto de Self Employed.
    Boa sorte e passem no nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Também sou de Brasília, atualmente sou funcionário público, mas definitivamente não nasci pra isso. Paralelamente, sou músico há mais de 10 anos e tenho como objetivo um dia viver de música no Canadá. Minha área de atuação é a música popular desde MPB, Pop/Rock até sertanejo, samba. Minha esposa é enfermeira e também tem o sonho de imigrar pra lá. Não conheço absolutamente nada sobre o mercado de música canadense e gostaria de saber se deu certo o projeto de vocês e como são as possibilidades de trabalho. Se o campo é bom para apresentações ao vivo (oferta, cachês), se seria melhor me especializar para dar aulas, etc. Se ainda tiverem on-line, meu e-mail é rafa_damasio@yahoo.com.br
    Desde já, agradeço. Um forte abraço.

    ResponderExcluir